Plantando Frutas e Hortaliças na Areia - Uma História de Âu Lạc(Vietnã)  
email to friend  E-mail this to a Friend   If you want to add this video in your blog or on your personal home page, Please click the fallowing link to copy source code  Copy source code   Print
Play with flash player Play with windows media

Um solo arenoso não é normalmente considerado adequado para o cultivo de hortaliças e frutas. No entanto, em algumas áreas da Au Lac (Vietnã), cultivar produtos nesses solos tem provado ser uma forma viável e eficaz de fornecer uma fonte confiável e sustentável de alimentos.

Olá, bondosos telespectadores. Nesta edição do Planeta Terra: Nosso Amado Lar, falaremos com um grupo de agricultores aulaceses (vietnamitas) da Província de Bình Thu
n, uma região costeira  na Au Lac (Vietnã) Central, sobre suas experiências de elevar a produção em solo arenoso.

Utilizando técnicas simples de plantação, estes diligentes fazendeiros cultivam com sucesso várias hortaliças e frutos em areia, incluindo cebolas, rabanetes brancas, amendoins, bananas, cocos e mangas, e assim por diante.

Vamos agora ir para a Província Bình Thu
n na Au Lac (Vietnã) Central para saber mais sobre esse método agrícola exclusivo.

Vamos começar com a Sra. Nguy
n Thi Minh Son, uma agricultora local, sobre o que ela cultiva no solo arenoso.

R: A qualidade é melhor, é superior em qualidade. Por aqui, principalmente as pessoas cultivam cebolas; outros tipos de culturas são menos. Ainda assim, após a época da cebola, eles cultivam outros produtos, a fim de melhorar a terra. Por exemplo, elas cultivam amendoim,  melões ou tomates.

Q: Poderia, por favor, nos contar por que você escolheu cultivar vegetais na areia?

R: No passado, eu não praticava agricultura aqui, mas houve um ano em que eu cultivei vegetais para vender apenas para o Ano Novo. Eu tive alguns bons resultados, por isso, continuei a fazê-lo. Vendo que outros podiam cultivar bem, eu acompanhei-os. O resultado é bastante bom.

APRESENTADOR: Dr. Lê công Lai está cultivando uma grande parcela de terreno com solo arenoso.

Q: Você acha que os resultados do cultivo em areia são tão elevados como em outros solos normais?

R: Sim, é alto.

Q: Qual é a área em que você está praticando a agricultura agora?

R: Este espaço aqui é de cerca de 8.000 metros quadrados.

Q: O que você costuma cultivar nesta terra?

R: Principalmente amendoins e, em seguida, rabanete branco e, em seguida, cebola. A temporada da cebola é em junho.

Q: Quantas safras você colhe a cada ano?

R: Em um ano, se nós cultivarmos rabanete branco, então temos cerca de quatro ou cinco safras.

Q: Você acha que o rabanete branco quando cultivado na areia, terá uma melhor qualidade em comparação ao cultivo em solos normais?

R: Se comparar com o solo normal, então o rabanete branco aqui é mais branco, mais longo e tem melhor aparência. E em solos normais, o rabanete branco será menor, não tão branco, e um pouco marrom-negro.
               
APRESENTADOR: Através de anos de prática, esses agricultores aulaceses da Província de Bình Thu
n têm desenvolvido um conjunto de técnicas de cultivo eficazes para a utilização com a areia.

R: A quantidade de adubo é moderada, não podemos fertilizar muito. Usamos pouco adubo, porque se usar muito adubo, os produtos não vão sobreviver.  Os produtos vão morrer, eles  não conseguem sobreviver.

Q: Você usa uma grande quantidade de água quando cultiva em solos arenosos como esse?
 
R: De maneira geral, necessitamos de água. Temos aqui um pouco de água. A capacidade de umidade aqui é muito baixa.

Q: Quando cultivamos muitos tipos de vegetais na areia como esta, precisamos de mais água para irrigação, em comparação ao cultivo em solos normais?

R: Apenas aguamos quando está seco, (sim) aguamos livremente. Mas, na estação chuvosa, não precisamos aguar muito, e isso poupa eletricidade. (Sim.)

APRESENTADOR: Agricultores como Sr. Đ Văn Đ
n também adotaram outras medidas para manter a umidade na areia a um nível adequado.

R: Na estação chuvosa, eu deixo a areia para o cultivo mais alta, alta assim, em seguida, deixo  a água fluir pela valeta.

Mas na época da seca, eu a deixo plana, cultivando os produtos  a um nível inferior. Mas nos meses chuvosos, temos de deixá-lo mais alto, ou elas (as plantações), ficarão imersas em água.

Este mês eu comecei a baixar (o solo) lentamente, para trazê-lo a um nível inferior para que possamos irrigá-lo facilmente, (sim) para economizar eletricidade. É muito simples, muito simples. (Sim.)

E se nós quisermos cultivar tomates, então nós temos que semear as sementes até que cresçam em plantas-bebê, então plantamo-las lá fora.

Q: É o mesmo com o rabanete branco?

R: Rabanetes brancos são os mesmos que tomates ou quaisquer outros. Mas com esses amendoins, eu compro as plantas-bebê; eles não são cultivados a partir das sementes.

Apresentador: Além da escassez da água, cultivar alimentos em solo arenoso também geram preocupações sobre os efeitos dos ventos. Como é que os agricultores superam esse problema?

Quando voltarmos, vamos compartilhar mais sobre as experiências de um grupo de agricultores da Província de Bình Thu
n na Au Lac (Vietnã) Central que estão cultivando hortaliças e frutas em condições de solo arenoso.

Você está assistindo a Supreme Master Television.

Apresentador: Bem-vindos de volta ao Planeta Terra: Nosso Amado Lar. Hoje, estamos falando com os agricultores da Província de Bình Thu
n na Au Lac (Vietnã) Central, que estão cultivando produtos em areia.

Esta técnica única de cultivo é muito simples e pode ser praticada por qualquer pessoa. Agricultura baseada na areia também ajuda a garantir segurança alimentar nessas áreas sem solo rico e fértil.

Os efeitos do vento sobre solo arenoso é algo que os agricultores devem enfrentar.

Q: Eu ouvi dizer que com a areia, existe um fenômeno como poeira do vento. Normalmente,  há vento atingindo a areia, o que faz com que a areia se espalhe. Será que os fenômenos afetam a sua cultura?

R: Sim, afeta. Por vezes o vento forte pode fazer a areia voar, enterrando, assim, as plantações.

Q: Então, como você resolve este problema?

R: Somente a terra que é um pouco mais elevada, e sem proteção é afetada. Às vezes, eles utilizam plantas de chá e fixam-nas em fileiras ou, por vezes, eles plantam gramas como esta para que detenha o vento um pouco.

Apresentador: Os agricultores também utilizam frondes de coco, que pode ser encontrado em abundância na região, a fim de salvaguardar as suas plantações dos indesejáveis efeitos do vento.

R: Eles constroem paredes; eles usam frondes de coco. Lá! Eles fizeram uma barreira assim. Eles erguem com frondes de coco - como aquele lado, ele tem de ser coberto.

Q: Areia frequentemente se espalha e escapa. Então como é que podemos manter a areia estável, de modo que as árvores possam penetrar suas raízes na areia para crescerem?

R: Visto que plantamos as árvores próximas umas das outras assim, então ela não consegue se espalhar.

APRESENTADOR: Sra. Thi Minh Nguy
n Son diz que as plantas cultivadas em areia são muito bem recebidas nos mercados e são populares porque a qualidade é muito elevada.
  
Q: Então, qual é o resultado quando colhemos?

R: A qualidade é melhor. Tudo é delicioso quando comemos! Sentimos que é mais delicioso. O mesmo com as cebolas e tomates e tudo, (como) as frutas. Em geral, as coisas aqui são mais deliciosas .

Apresentador:
Cultivar feijões em solo arenoso definitivamente tem as suas vantagens.

Q: Comparando os feijões que você está cultivando aqui, com os feijões que são cultivados em solos normais, eles são muito diferentes?

R: Eles são diferentes, uma vez que em condições normais do solo, eles têm de cavar e arrancá-los a fim de obter o feijão, mas aqui apenas os puxamos.

Q: Então, é mais fácil cultivar em areia, não é?

R: É mais fácil do que em condições normais do solo.

APRESENTADOS: Estes agricultores aulaceses diligentes e inteligentes têm obtido grande retorno a partir de cultivo em areia.

Q: Na sua área agrícola, em metade de um hectare, você cultiva banana, coco, manga, e árvores frutíferas. É suficiente para cobrir todas as despesas de uma vida normal do agricultor?

Q: Sim, é suficiente, facilmente.

Q: Será que as receitas são suficientes para sustentar toda sua família?

R: É o suficiente para todos.

R: Aqui, estou apenas cultivando cerca de 2 por cento da terra, mas outros agricultores o fazem 100%. Eles atingem 100%, porque têm muitos filhos. Eles podem fazer muita coisa. Então eles podem ganhar até cerca de US$ 2.850 a US$ 4.000.

Q: Então, se nós podemos fazer agricultura na areia como esse, podemos eliminar a fome e reduzir as dificuldades financeiras para as famílias que estão vivendo nas terras arenosas como estas, nós não podemos?

R: Sim. Correto.

Apresentador: O rendimento bem-sucedido das plantações destes agricultores aulaceses prova que os humanos podem utilizar o que se pensa ser apenas  “areia improdutiva” para a produção de hortaliças e frutas de alta qualidade, e ajudar na realização da autossuficiência alimentar.

Q: Sr. Lê công Lai pode cultivar amendoins nesta areia branca com excelentes resultados. Estas são as plantas de amendoim que são cultivadas e colhidas pelo Sr. Lê công Lai.

Poderão as muitas famílias de agricultores por aqui aplicar este método para que eles possam cultivar como você, e também obter bons resultados?

R: Sim, este método é muito popular aqui. Muitas pessoas estão fazendo-o, não só aqui, e eles também obtêm bons resultados.

Q: Então, em uma área de vento e areia como esta, ainda podemos viver. E nós podemos cultivar algumas árvores frutíferas ou vegetais, e aumentar os rendimentos ou lucros, certo?

R: Sim.

Q: Não importa quão arenoso um solo seja, nós ainda podemos cultivar nele?

R: Sim, nós ainda podemos cultivar.

Apresentador: O nosso apreço vai para os agricultores da Província de Bình Thu
n com quem nos reunimos para compartilharem suas experiências de cultivar hortaliças frescas e nutritivas como a alface e frutas como a manga, no solo arenoso da sua região.

Que estes cultivadores laboriosos inspirem aqueles que possuem as mesmas condições do solo em sua parte do mundo para cultivarem também uma variedade de produtos vibrantes.